10 Dicas importantes para quem viaja em grupo

quinta-feira, março 09, 2017

 
Há algum tempo que queria ir a Amesterdão. Já tinha estado pelos lados da Central Station durante uma hora, quando fizemos escala na nossa lua de mel, mas não foi o suficiente.

Entretanto, o meu irmão e cunhada queriam viajar connosco e lá decidimos ir para Amesterdão. Mais tarde os meus pais juntaram-se ao plano, e assim o grupo passou para 6 pessoas. Foi a primeira vez que viajei com tantas pessoas. Sempre fui apenas eu e o meu marido. E a logística é muito diferente. Pensei que fosse correr pior, confesso. Mas de qualquer das formas, consegui perceber que há vários tópicos que são importantes ter em atenção.

Vou então partilhar convosco 10 dicas importantíssimas para quem está a pensar viajar em grupo.

1. Sentem-se todos e falem sobre o roteiro
Não deixem que a escolha do que fazer recaia sobre uma única pessoa. Mesmo que o resto do pessoal diga "posso ir a qualquer lado", não o façam. Mais tarde, quando já estiverem em viagem, vão perceber que não é bem assim e que tiveram trabalho à toa. Já no local, há sempre alguém que vai dizer "ah mas eu queria mesmo era ir ao sítio x", "ah, mas eu não vou gastar dinheiro nisso". Mas de qualquer das formas, não se prendam a 100% ao guia que fizeram. Poderá haver dias em que conseguem ver mais coisas que noutros. Ou poderá haver dias em que chove mais que noutros, e o roteiro tem que ser alterado. Ao fim ao cabo, façam todos juntos o roteiro e as suas alterações.

2. Quanto querem gastar e onde querem ir
Ainda ao encontro do ponto 1, façam com o vosso grupo uma estimativa daquilo que querem gastar. Só assim terão mais ou menos uma noção daquilo que poderão ver e comer. Cada um de vocês tem obrigatoriamente que dizer 2 ou 3 coisas que quer MESMO ver - para que ninguém saia prejudicado com o roteiro.

3. Deixem um dia livre para cada um fazer o que quiser
Imaginem que gostam de perder tempo a tirar fotografias, mas as pessoas que vão convosco não têm paciência para esperar. Ou que uns querem ver igrejas, mas não faz de todo o vosso género. Ou que gostariam de experimentar um restaurante, mas quem viaja convosco não quer gastar dinheiro em restaurantes. Para que situações dessas não tragam mau ambiente, deixem sempre um dia livre para cada um de vocês. Podem até encontrar-se mais tarde, mas já sabem que aquelas horas são por vossa conta.
Deixem esse dia livre mais para o final da viagem, onde já todos conseguem andar sozinhos pela cidade. Por norma, também é um óptimo dia para aproveitarem para fazer as vossas compras (souvenir, etc).

4. Não se dispersem muito
Se vão todos para o mesmo sítio, então andem juntos. Se tiverem que se afastar do grupo, avisem que o vão fazer. Não há nada pior que perder tempo à procura de uma pessoa do grupo.

5. Sejam pacientes e não pensem só em vocês
Há que abrir excepções, mesmo que isso não vá ao encontro daquilo que querem. Se uma pessoa do grupo quer ir a um lugar que não estava nos planos, não façam disso um drama. Abram excepções em prol do bom ambiente. E sejam pacientes com o grupo. Todos têm personalidades diferentes, ninguém é igual a ninguém. Não passem a viagem toda a criticar o que fulano x diz, ou a deitar abaixo as ideias de fulano y. Tentem entrar num acordo que seja bom para todo o grupo.

6. Pensem primeiro naquilo que querem
Não entrem num estabelecimento ou não se ponham numa fila se ainda estão a pensar naquilo que querem pedir. Os residentes vão passar-se da cabeça porque os turistas estão a perder muito tempo com escolhas. Quantas mais pessoas o grupo tiver, pior. Falem entre todos e decidam o que escolher. Se possível, encarreguem alguém de fazer o pedido por todos, para não perderem muito tempo.

7. Apontem tudo o que gastam
Se não querem perder-se nas contas, apontem tudo o que gastam. Se uma pessoa do vosso grupo pagou algo por vocês, convém que lhe dêem logo o dinheiro, ou que vão apontando para não se esquecerem. Têm estas duas aplicações que poderão dar jeito nessa situação - SplitWise e Trabee Pocket.

8. Criem um grupo no WhatsApp
Antes da viagem criem um grupo no WhatsApp com todos os viajantes para irem partilhando dicas, roteiros, etc. Mais tarde poderão usar esse grupo para partilhar as fotografias da viagem.

9. Definir horário para começar o dia
Por norma, quando andamos em viagem, aproveitamos todos os minutos para conhecer o local onde estamos. Isso implica que o dia comece bem cedo. É muito chato quando acordamos cedinho para aproveitar o dia e alguém do nosso grupo continua a dormir ou não se despacha a horas. Definam desde o início da viagem, uma hora para sair do hotel. Não façam drama se alguém se atrasar 15 minutos ou meia hora. Mas tentem, em conjunto, que esse horário seja respeitado ao máximo.

10. Divirtam-se muito
Acima de tudo, divirtam-se muito. A parte boa de viajar em grupo é que há mais convívio, mais risos, mais fotografias engraçadas, mais pontos de vista diferentes do que teriam se viajassem sozinhos. Aproveitem ao máximo o tempo que estão com aquelas pessoas, porque se viajam com elas, é porque são importantes para vocês.

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

2 comentários

  1. A terceira dica é para mim a mais importante. Na minha viagem de finalistas da Faculdade a Londres éramos um grupo pequeno e mesmo assim já estávamos a perder a paciência uns com os outros, porque uns queriam a ir a sítios que os outros não queriam. Até que decidimos fazer isso mesmo que disseste.
    Mas por exemplo, quando fui com a família a Bali eles tinham a ideia de que "ou vamos todos ou não vai ninguém" e acabei por arrastar pessoas para sítios que não queriam ou ceder porque os outros não queriam ir fazer x...
    Posso deixar mais uma dica que é: se for com amigos, que seja com pessoas que tenham o mesmo estilo que vocês: isto é, que gostem do mesmo tipo de hotéis, restaurantes, sítios para visitar. Caso contrário vai dar...asneira! :-p E não queremos estragar amizades à conta disso :-o Sei do que falo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser complicado quando se viaja com pessoas com gostos totalmente diferentes. O melhor é mesmo nem viajar. Ou então, todos os dias serão dias livres e só se encontram à noite lol

      Eliminar